ícone whatsapp

Tudo sobre dispraxia


A dispraxia é um distúrbio neurológico. Afeta a capacidade de planejamento e processamento das atividades motoras, ou seja, sabe o que quer fazer, mas é difícil planejar como fazer.

Como qualquer outro distúrbio, existe uma ou mais causas para sua ocorrência, sendo elas:

👉🏼 Traumas ou lesões sofridas no cérebro
👉🏼 Atraso no desenvolvimento neurológico
👉🏼 Acidente vascular cerebral
👉🏼 Hereditariedade

É possível notar os sintomas desde muito cedo, por isso é necessário estar sempre atento às atitudes e ao desenvolvimento do seu bebê. Dificuldade de equilíbrio, má postura, fadiga, dificuldades na fala e na construção de vocabulários, dificuldade em sair das fraldas, dificuldade para ficar em pé, engatinhar, sentar e andar, problemas de percepção, má coordenação nas mãos e olhos.

Além disso, também podem existir outros tipos de sinais e sintomas, como, por exemplo: Dificuldade de fazer amizades, dificuldade para segurar o lápis, fugir dos esportes; dificuldade em realizar tarefas sem ajuda; reagir de forma igual a diferentes estímulos, dificuldades na matemática e na escrita; demorar muito para escrever; dificuldade para seguir ou se lembrar das instruções e desorganização.

Para obter o diagnóstico é necessário uma avaliação em equipe, por neuropediatra, fisioterapeuta, psicólogo, psicopedagogo ou terapeuta ocupacional. Para chegar a um resultado final, o histórico do desenvolvimento da criança, capacidade intelectual e habilidades motoras grossas e finas são de extrema importância.


DicasGeralNeuropediatriaPsicologia pediátrica

Comentários desativados.