ícone whatsapp

Sinusite em criança: existe mesmo?


Engana-se quem acredita que crianças não têm dores de cabeça. A sinusite causa dor de cabeça e é ocasionada através de contágio com outras pessoas doentes.

É muito comum na infância, após uma infecção respiratória ou gripe. Na maioria das vezes é uma condição leve e fácil de tratar, mas pode se tornar algo sério se não dado a atenção adequada.

Ela pode ser aguda ou crônica, sendo a crônica com sintomas que duram mais de 3 meses, o mais comum é que dure de 5 a 7 dias. Causa dor de cabeça, mau hálito, febre, nariz entupido e corrimento nasal, além da tosse durante a noite.

Algumas crianças sentem pressão atrás dos olhos ou dor de dente. Isso acontece devido à força que ocorre dentro dos seios paranasais, devido à inflamação e muco. Perda do olfato e alterações na sensibilidade do rosto também são possíveis sinais.

Sinusite não só existe em crianças como é mais comum do que em adultos. Já que os seios paranasais são menores, e o orifício por onde as secreções são drenadas também é menor. Portanto, é mais fácil entupir e o muco não sair adequadamente.

Acontece que os germes crescem mais facilmente e a infecção ocorre quando o muco fica preso dentro dos seios nasais. Essa obstrução pode ser devido a um desvio do septo nasal ou pólipos na saída do ducto.

Crianças que sofrem de rinite alérgica ou que têm um sistema imunológico fraco possuem o risco de sinusite aumentado.

A sinusite em si não é contagiosa, a gripe que a causou, sim. Portanto, quando alguém está resfriado ou doente, é recomendável evitar o contato com crianças.

Se foi causada por vírus, não é necessário tratá-la com antibióticos. Já quando a sinusite é de origem bacteriana, os antibióticos são frequentemente prescritos.

DicasGeralPneumologia

Comentários desativados.