As crianças que vão para creche ou escola nos primeiros 3 anos de vida podem sofrer a “síndrome da creche”.
Ao ir para a escola a criança passa a ser exposta por uma grande quantidade de micro-organismos que não havia sido exposta antes, o que pode trazer uma grande variedade de doenças, como:
👉🏼 Resfriados;
👉🏼 Bronquiolite;
👉🏼 Bronquite;
👉🏼 Otite;
👉🏼 Tosse alérgica;
👉🏼 Amigdalites;
👉🏼 Diarreias;
👉🏼 Pneumonia;
👉🏼 Laringite;
👉🏼 Faringite.
E o que pode ser feito para que a criança não adoença tanto?
👉🏼 Manter as vacinas em dia, alimentação saudável, hidratação, sono de qualidade, saúde emocional e contato com a natureza.
Além disso, faça o acompanhamento regular do seu filho com o seu pediatra. Dessa forma a família está sempre orientada em todas as situações.
Agindo dessa forma é possível a amenizar o problema, mas ainda assim adoecer é uma consequência natural do processo de colocação da criança na escola. Entretanto, é preciso estar atento e tomar as medidas necessárias em situações mais graves.
O seu filho ou a sua filha já entraram na escola? Como tem sido essa adaptação por aí? normal uma criança ter de 8 a 10 resfriados por ano. Se passar disso alguma coisa pode estar errada.
Pode estar em contato com alguma infecção viral frequente, como por exemplo as crianças que estão na creche. Ou pode estar ocorrendo algum problema de imunidade. Ou tem alguma doença atópica com tendência de alergia respiratória, principalmente asma brônquica, bronquite, rinite.
Esse tipo de problema deve ser enfrentado com o diagnóstico correto. A partir do momento que temos esse diagnóstico correto podemos fazer o tratamento e a orientação aos pais da melhor forma.
Assim esses episódios de infecções respiratórias agudas e de repetição sejam menos frequentes e a criança tenha uma vida normal, e os pais também uma qualidade de vida melhor.