ícone whatsapp

Por que não usar telas durante as refeições?


Sabemos que na tentativa de que a criança coma em maior quantidade, são utilizados tablets, celulares e televisão para distrair a criança.

E quais são os malefícios desse hábito?
Quando a criança está comendo qualquer alimento ela precisa prestar atenção ao ato. Trabalhar seus sentidos e ter uma boa relação com o alimento, com o momento que ela está vivendo e com as experiências sensoriais que ela está sendo exposta naquele momento.

Agora quando a criança come em frente de telas, ela simplesmente come de maneira automática como se fosse um robô sem, ao menos, prestar atenção no que está comendo, na quantidade, no sabor e no cheiro do alimento. Além disso, perdendo a identificação dos sinais de saciedade, pois comem sem sentir.

Visto que todas estas experiências são importantes, se ela não tem esse momento na hora da refeição ela terá grandes chances de ter problemas alimentares futuros.

Como reverter essa situação?

Primeiro passo, procurando ajuda profissional, nem sempre será simples e fácil, muitas vezes ao desligar a tela, a criança simplesmente deixa de se alimentar e, por isso, tudo deve ser feito com orientação.

Dicas práticas: combinar com a criança para levar um brinquedo ao invés do celular para a mesa, piquenique ao ar livre (sem telas), brincar de fazer comida fora da hora da refeição, para apresentar os alimentos para a criança.

Vale lembrar que, comer bem não é comer muito e sim comer saudável, variado e construir uma relação boa com a comida, comer é mais que ingestão de nutrientes e calorias!

Conteúdo da Dra. Bruna Becker. @drabrunabecker

DicasGeralInformativo

Comentários desativados.