O refluxo é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. É diferente da regurgitação, que é o retorno de pequenas quantidades do alimento do esôfago para a boca, a famosa “golfada”, nesse caso, o conteúdo retorna sem ter tido contato com o suco gástrico.
O refluxo pode ter diferentes causas. Trouxe aqui uma breve explicação sobre cada uma delas:
👉🏻 Refluxo Fisiológico: É bastante comum nos 3 primeiros meses de vida, está relacionado com a imaturidade do trato digestivo. Na maioria das vezes se resolve sozinho. Com o amadurecimento da criança, os sintomas diminuem e desaparecem.
Aqui o crescimento da criança não é afetado, e não há outros sintomas ou complicações associadas. As regurgitações diminuem após os 6 meses de idade, coincidindo com a introdução alimentar e adoção de postura mais ereta pela criança.
👉🏻 Refluxo patológico ou Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): é uma condição menos comum e mais grave, exige abordagens diagnóstica e terapêutica diferenciadas.
Causa atraso no crescimento e/ou dificuldade de ganho ponderal, dor abdominal, irritabilidade, broncoespasmos, pneumonias de repetição ou complicações otorrinolaringológicas. O tratamento é delicado e precisa ser escolhido e realizado da forma correta.
👉🏻 Refluxo Oculto: Pode ocorrer apenas com sintomas respiratórios, otorrinolaringológicos ou indicativas de esofagite, com ausência de vômitos e regurgitações.
O Gastropediatra é o médico especialista para lidar com esses casos, diagnostica, trata e acompanha, evitando assim complicações futuras.