ícone whatsapp

Momento histórico para toda a comunidade de fibrose cística no Brasil


O medicamento Trikafta® (elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor) foi recomendado para inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) em uma decisão histórica tomada durante a 121ª reunião da Comissão em 3 de agosto.

Essa conquista representa um momento significativo para a comunidade da fibrose cística, que se envolveu ativamente na Consulta Pública nº 18 e conseguiu reverter a recomendação inicial desfavorável do Conitec.

O processo de incorporação do Trikafta® teve início em 2019, após sua aprovação pelo FDA nos Estados Unidos. O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística e outras associações e indivíduos afetados pela doença conduziram campanhas para registrar o medicamento na Anvisa e reduzir seu preço para torná-lo acessível no Brasil.

A recomendação final do Conitec será enviada ao Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS) para a decisão final de incorporação ao SUS.

Conforme a legislação, o Ministério da Saúde terá até 180 dias, após a publicação da decisão de incorporação no Diário Oficial da União (D.O.U), para disponibilizar o Trikafta® no SUS.

O registro do Trikafta® pela Anvisa é aprovado apenas para pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais, que possuam a mutação F508del no gene CFTR e tenham indicação médica para seu uso.

O Unidos pela Vida manterá informações atualizadas sobre a incorporação do Trikafta® no SUS em seu site e mídias sociais, e oferece um canal de contato para dúvidas por telefone ou e-mail.

Referência: https://unidospelavida.org.br/elexacaftor-tezacaftor-ivacaftor-trikafta-tem-recomendacao-final-favoravel-da-conitec-para-incorporacao-no-sus

GeralInformativoPneumologia

Comentários desativados.