É comum na infância haver falta de apetite, o que pode ocorrer por vários fatores. O problema é que a ingestão inadequada de nutrientes durante a infância pode influenciar o desenvolvimento físico e intelectual por toda a vida.
Quando a criança começa a comer pouco, devagar, escolher os alimentos e raramente sentir fome, é o momento de começar a se preocupar e buscar ajuda com o seu pediatra e nutricionista infantil.
A criança, muitas vezes, evita o momento das refeições principais mas acaba demonstrando muita empolgação para comer guloseimas.
Então, para te ajudar, trouxe aqui os principais causadores da falta de apetite:
👉🏼 Diminuição no ritmo de crescimento: A partir do 18º mês o ritmo de crescimento diminui, fazendo com que o corpo necessite de menores quantidades de calorias, causando a falta de apetite.
👉🏼 Picky eaters: Crianças chamadas de picky eaters, são caracterizadas pela falta de vontade de experimentar novos alimentos, ou seja, realizando uma seleção dos alimentos que a serem ingeridos.
👉🏼 Doenças: geralmente estar doente/enfermo ocasiona a falta de apetite na criança, alguns exemplos de doenças: resfriados, gripes e infecções respiratórias em geral.
👉🏼 Falta de atenção: A distração no momento da refeição, principalmente das telas, tira o foco da criança fazendo com que ela coma cada vez menos.
O seu pediatra e nutricionista infantil vão te ajudar a adotar algumas medidas para incentivar o apetite do seu filho:
👉🏼 Os pais são exemplos para a criança. No momento da refeição é importante que todos estejam presentes e comam alimentos saudáveis.
👉🏼 A refeição não pode ser um castigo, muito menos a sobremesa um prêmio;
👉🏼 Rotina é importante! Crie uma para as refeições e evite ao máximo os lanchinhos entre elas. Não ofereça guloseimas que podem tirar o apetite antes da refeição;
👉🏼 Tente preparar os pratos de forma criativa e chame a criança para participar dos processos, desde a compra até o preparo da refeição e do prato.
Aqui na clínica nossa nutri infantil é a @drabrunabecker