Viroses respiratórias, em particular as que afetam crianças, costumavam ocorrer com mais frequência em determinadas épocas do ano, ondas de doenças como influenza, VSR (vírus sincicial respiratório) ou adenovírus.
Mas têm ocorrido quadros virais mais frequentes e fora da sua época comum no Brasil e no mundo, inclusive de doenças que praticamente haviam sumido de circulação.
Isso tudo pode ser efeito colateral da pandemia de c0v1d-19, por conta do isolamento social e o “apagão imunológico” que isso provocou quanto a ação direta do próprio vírus.
Com o isolamento, a inclusão do uso de máscaras e o fechamento de escolas e de espaços comuns, crianças e adultos pararam de ter contato com vários patógenos.
Além da influenza (causador da gripe), também praticamente desapareceram ao longo de 2020, por exemplo, o VSR (que causa bronquiolite em crianças pequenas) e o rinovírus (causador do resfriado comum). E em 2021 esses vírus começaram a reaparecer, e fora da sua época comum.
No inverno viroses de fato se proliferam com mais velocidade, porém uma quantidade maior do que o comum de vírus está causando atendimentos e internações em hospitais infantis. A começar pelo c0v1d.
No hospital pediátrico Pequeno Príncipe, em Curitiba, de maio a junho, aumentou 30% o número de internações por c0v1d-19, e a maioria dos casos eram de crianças não vacinadas (ou só com a primeira dose) e abaixo de 5 anos (que ainda não recebem a vacina).
Muito mais casos de VSR, adenovírus e parainfluenza (também causadores de doenças respiratórias) estão ocorrendo, além de mais forte, mais frequentemente. E até adolescentes têm sofrido mais com a doença.
Definitivamente há um déficit na imunidade causado pelo isolamento, em todas as faixas etárias, mas principalmente em crianças. Pois o sistema imunológico está destreinado para enfrentar patologias comuns.
Alguns vírus realmente estão mudando sua incidência e genética. Mas além disso, também há uma mudança na relação com os vírus.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-61902861?at_custom3=BBC+Brasil&at_custom1=%5Bpost+type%5D&at_medium=custom7&at_campaign=64&at_custom4=F6769320-F6D6-11EC-A154-D3D096E8478F&at_custom2=facebook_page