ícone whatsapp

Como reagir com relação à tosse persistente


Com a chegada do frio é mais comum as crianças sofrerem com a tosse persistente. Por isso trouxemos algumas dicas de como agir em relação à isso:

👉🏼 Beber água é muito importante pois diminui a secreção da via aérea e deixa a secreção mais solta;

👉🏼 Tomar uma colherzinha de mel, existem evidências científicas que comprovam que o mel é capaz de diminuir a inflamação e reduzir a tosse. Mas cuidado, apenas crianças ACIMA DE 1 ANO podem tomar!

👉🏼 Cuidado ao comprar xaropes, alguns tem eficácia menor que a do mel e podem até fazer a tosse piorar;

👉🏼 Se a criança não tiver dificuldade respiratória não use corticoides, pois pode suprimir o sistema imunológico, reforçando, corticoesteroides, antialérgicos e xaropes para tosse somente por recomendação médica, os efeitos colaterais normalmente são maiores que os benefícios.

Se a tosse não for acompanhada de febre alta por mais de 48h, se o seu filho não tiver problemas respiratórios ou se a tosse não for acompanhada de febre, fique tranquilo. A tosse faz parte do sistema de defesa do organismo. Se perdurar (sem febre ou sem falta de ar) por mais de 3 semanas procure um pneumopediatra.

Lembrando que a tosse não é causa, é sintoma! Descubra a causa da tosse e trate que ela vai embora.

É comum que gripes e resfriados causem tosse, especialmente mais ao final do quadro. O organismo tenta se livrar do catarro da infecção! Soro fisiológico nasal e mel ajudam muito! A tosse residual pode durar por 2 a 3 semanas. Se a tosse vir acompanhada de febre persistente por mais de 3 dias, secreção purulenta, dificuldade para respirar, dor no peito e queda do estado geral a avaliação médica será necessária.

Envie para papais e mamães tranquilizarem o coração.

DicasInformativoPneumologia

Comentários desativados.