A bronquiolite viral aguda é um quadro obstrutivo das vias aéreas inferiores desencadeada por uma resposta inflamatória local ocasionada por um resfriado comum, com presença de coriza, tosse e febre.
Na maioria das vezes é uma doença causada por vírus, o principal é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Também pode pelos vírus respiratórios: Rinovírus, Parainfluenza, Adenovírus (sorotipos 1, 3, 5, 7 e 21), Influenza, Metapneumovírus, Coronavírus e Bocavirus. Esses vírus podem causar pneumonias virais.
A infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório é transmitida pelo contato direto com gotículas respiratórias eliminadas ao tossir, espirrar ou falar; ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados pelo vírus, que pode sobreviver por várias horas.
Geralmente tem sintomas leves e semelhantes ao resfriado, como: coriza, espirros, tosse, febre, dor de garganta, dor de cabeça e diminuição do apetite.
Não existe vacina para prevenir a infecção.Utiliza-se um anticorpo monoclonal, o Palivizumabe. Este medicamento está disponível gratuitamente pelo SUS, especificamente para crianças que possuem alto risco de agravamento devido a infecção.
Para ter direito a receber o medicamento pelo SUS, os pais devem cadastrar as crianças que se enquadrem nas situações de risco para doença grave pelo VSR nas unidades de assistência farmacêutica das Secretarias Municipais de Saúde.
As doses serão aplicadas até o mês de agosto, em um total de até 5 doses, e resultados de estudos apontam que o uso do Palivizumabe é extremamente eficaz na redução de internações por infecções respiratórias em unidades neonatais e pediátricas de pacientes de alto risco, principalmente durante o período de sazonalidade do vírus.
Fonte: https://ocp.news/geral/saude-emite-alerta-sobre-casos-de-bronquiolite-e-pneumonias-virais-em-criancas?utm_source=facebook&utm_medium=cpm&utm_campaign=CASOS_BRONQUIOLITE&utm_id=OCPNEWS