ícone whatsapp

Alerta: sarampo!


Tivemos um surto de sarampo em 2019 e atualmente há uma preocupação de que um novo surto aconteça.

Em 2021, apenas 50% das crianças menores de 5 anos receberam duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Em abril de 2022 dois casos de sarampo foram confirmados em São Paulo.

Mas se o caso foi em São Paulo, por que essa preocupação no Brasil todo? Porque o vírus tem uma taxa de transmissibilidade muito alta! Uma pessoa infectada pode contaminar até 18 pessoas não vacinadas.

A única forma de combater a doença é por meio da vacinação, que no Brasil tem registrado coberturas cada vez menores.

As pessoas que receberam duas doses da vacina, com o distanciamento de pelo menos um mês, a partir de 1 ano de idade são consideradas imunes. Porém, Independente disso, todas as crianças de 6 meses até 5 anos deverão receber a dose adicional das campanhas de vacinação.

Se não tiver certeza da vacinação, pode vacinar. Não há contraindicações em aplicar a vacina em quem já tomou ou em quem já teve sarampo.

O sarampo mata!

Com o objetivo de resgatar as altas coberturas vacinais, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) lançou a 8ª Campanha Nacional de Seguimento, a partir de 30 de abril até 03 de junho, para vacinar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Nessa faixa etária vacine seu filho, independente de já estar vacinado com as duas doses anteriores.

DicasInformativo

Comentários desativados.