A asma brônquica possui componente genético, normalmente um dos pais tem asma, ou rinite, ou dermatite atópica, e desencadeia-se principalmente por infecções virais, alérgicas, mudanças climáticas, corantes e até problemas emocionais ou exercícios físicos bruscos.
Ou seja, a asma pode ser alérgica ou não alérgica. Já a bronquite é definida em bronquite aguda ou bronquite crônica. A bronquite aguda é aquela desencadeada por vírus em indivíduos que normalmente não tem asma, e a bronquite crônica é uma doença de adultos que ocorre principalmente em pessoas que fumaram muito ou tiveram muito contato com poluentes durante a vida.
Além disso, também existe a bronquiolite, que é uma doença dos bronquíolos, desencadeada em crianças, normalmente até 1 ano de idade, por vírus, que tem como maior causador o vírus sincicial respiratório, entretanto existe uma infinidade de vírus respiratórios que também podem causar a bronquiolite.
Simplificando: Asma pode ser causada por componente alérgico ou não, e normalmente tem componente genético.
A bronquite ou bronquiolite, apesar do nome, não tem nada a ver com a asma. A bronquite aguda é causada por vírus ou bactérias em indivíduos não asmáticos. Já a bronquite crônica é uma sequela de pessoas que fumaram muito ou tiveram muito contato com poluentes, ou seja, muita lesão pulmonar.
Essa informação te ajudou?