ícone whatsapp

Erros que você não deve cometer na lavagem nasal


Presta atenção aqui! Se você está fazendo a lavagem nasal da forma escrita abaixo, você está fazendo errado e pode prejudicar o seu filho:

1°: Usar água. A lavagem precisa ser feita com soro fisiológico;
2º: Direcionar a ponta da seringa para o septo nasal (aquela parte mais durinha que temos no meio do nariz). O soro deve ser direcionado para fundo do nariz, inclinado para a lateral externa.
3º: Fazer pressão e aplicar rápido com força. O volume do soro fisiológico precisa ser alto e aplicado com uma pressão média para baixa. Se fizer muita pressão pode causar engasgo e dor de ouvido;
4º: Acreditar que se o soro não sai pelo outra fossa nasal, a lavagem não funcionou. Quanto mais soro maior a probabilidade de sair pela outra narina, mas não é regra, não é porque não saiu que não funcionou, a criança engole e sairá nas fezes, sem problemas.
5º: Realizar a lavagem com a cabeça inclinada pra trás ou com a criança deitada. A cabeça precisa ficar inclinada pra frente e a boca aberta.
6º: Aplicar o soro gelado. O ideal é que esteja em temperatura ambiente, ou até aquecido no micro-ondas por uns 5 segundos. Caso aqueça, cuidado para não aquecer demais.

Você cometia algum desses? Caso ainda tenha dúvidas, comente aqui embaixo que vamos te ajudar!

DicasInformativoPneumologia

Comentários desativados.