ícone whatsapp

Tudo o que os pais precisam saber sobre pneumonia


Crianças com até cinco anos de idade e crianças com doenças cardiopulmonares são as mais vulneráveis, ou seja, mais propícias a pegarem a doença.

A pneumonia é uma infecção respiratória grave. É responsável por altas taxas de internações e mortalidade, especialmente entre crianças menores de cinco anos. Em 2016, a pneumonia foi a maior causa de mortalidade infantil por doenças infecciosas no mundo.

Baixo peso no nascimento, desnutrição, deficiência de vitamina A, poluição ambiental, exposição à fumaça de cigarro (fumantes passivos) e falta de imunização adequada com as vacinas disponíveis contra as principais doenças infecto-contagiosas que predispõem a pneumonias e contra os principais agentes de pneumonias (sarampo, varicela, coqueluche, gripe, Haemophilus influenzae tipo b, pneumococos) são os principais fatores de risco.

Dentre os sintomas podem ocorrer: tosse constante, febre, gemidos por causa de problemas respiratórios, dificuldade para se alimentar, apatia, fraqueza, aumento da frequência respiratória e mãos e bocas arroxeadas.

A gripe pode evoluir para uma Pneumonia viral porque alguns vírus da gripe podem invadir o pulmão e comprometer seu sistema de defesa, deixando a criança mais vulnerável e mais suscetível aos agentes que causam a pneumonia.

A forma mais eficiente de prevenir contra a pneumonia bacteriana é a vacinação. O Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a administração de duas doses da Vacina Pneumocócia 10-valente (conjugada) idealmente aos 2 meses e aos 4 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses, que está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos.

Além da vacinação, outras formas de tentar evitar a doença em crianças são: lavar as mãos regularmente, garantir uma nutrição saudável, não compartilhar mamadeiras, copos e utensílios de cozinha e beber água potável.

DicasInformativoPneumologia

Comentários desativados.